BIO

About me - BIO -




CARLOS ALBERTO GARDIN - 58 Anos - 

  FIGURINISTA - ESTILISTA - 

  DIRETOR DE ARTE - CENÓGRAFO E 
  COREÓGRAFO.

Natural De Botucatu S.P. 
Com formação artística no "Ballet Stagium", onde experienciou a dança e todos os seus segmentos, colaborando em aulas, coreografias, pesquisas de roteiros, estudos sobre a história da dança, direção de arte, cenografia, iluminação, sonoplastia e figurinos para a escola e para a companhia em 1983 realizou os figurinos da primeira montagem do "Ballet Uirapuru" .       Trabalhando como professor de Ballet, criou um curso de preparação corporal para atores e foi assim que nos anos 80 se envolveu com vários grupos teatrais, coreografou muitos espetáculos infantis e adultos para festivais, acabou assumindo também a cenografia e os figurinos destas montagens mas ganhou vários prêmios como figurinista, com o "Grupo Dramáticos" ganhou prêmios de melhor figurino nos festivais de Tatuí com a Montagem "O Dia dos Prodígios" e no festival de Pelotas com "Notícias de São Paulo, dirigidos por Fernando Popoff. 
Fez figurinos para os infantis "Tistu" e "O Pequeno Príncipe do grupo Oscar Felipe, em 1984 recebeu o Prêmio do Instituto Nacional de Artes Cênicas, o Troféu Mambembe com o musical "o Dia em Que o Medo Virou Música" do "grupo Nem Tutti é Frutti" como melhor figurinista de Teatro Infantil. 
Trabalhou também na indústria de brinquedos "Mimo", desenvolveu para os bonecos, figurinos, implantes e maquiagens inclusive de produtos licenciados da Turma da Mônica, na mesma época de 1985 até 1988 criou o "Grupo de Teatro e dança - Além dos Corpos" onde dirigiu, coreografou, produziu e apresentou em turnê o espetáculo " Esboço, um Chá para Clarice".
  Nos anos 90 ingressou na Televisão como Figurinista e Estilista da "Fundação Padre Anchieta", "TV Cultura SP" onde participou de produções de musicais, educativas e premiadas séries infanto juvenis como: Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Glub-Glub, O Mundo Da Lua, Perigo,Perigo!, Os Urbanóides, Projeto Ipê e Programa Fanzine.
Trabalhou em produções para a "Disney Channel Brasil" como: "TV C.R.U.J." E "Zapping Zone".
Conheceu "Fernando Meirelles" na "TV Cultura" em 1989 e consequentemente sua produtora "Olhar Eletrônico" que depois se transformou na "O2 Filmes" onde desde aquela época presta serviços de Figurinista para Campanhas Publicitárias em Comerciais . Destacam-se os figurinos e Direção de Arte da premiada campanha para o cliente Brastemp que durante 10 anos sustentou o bordão "Não é assim uma Brastemp..." figurinos para mais de 100 filmes comerciais desta mesma campanha. 
Somam-se ainda figurinos para mais de 2000 campanhas publicitárias consagradas, muitas delas premiadas e com os melhores diretores do mercado publicitário, citando nomes como: Fernando Meirelles, Cao Hamburger, Tadeu Jungle, Nando Olival, Tonico Mello, Hugo Prata, Ricardo Carvalho, Pedro Becker e outros.       Os trabalhos mais recentes em publicidade são as campanhas para os clientes 'Sky' - eu voltei 2011- mansão assombrada 2013, 'Nextel' com Neymar, 'UOL', 'Boêmia', 'Bradesco Seguros' - Vai Que..., 'Ourocard', 'Bom Bril' - produtos que evoluíram com as mulheres, 'Itaú Personalité', 'Topper', 'Adidas' - tudo ou nada, 'Imovelweb', 'Skol' - Botão e outros. 
  Em Longa Metragens foi "Wardrobe Master" do filme "Blindness" Cegueira, direção de Fernando Meirelles, "CRÔ" direção de Bruno Barreto, "A Grande Vitória" direção de Stefano Capuzzi. 
"Sense8" episódio 6 da segunda temporada quando participou como figurinista das filmagens desta série da Netflix feitas no Brasil em 2016.
Série de programas do Jornalista Paulo Markun entitulada "Retrovisor" onde ele neste Talk Show entrevista personagens marcantes da História do Brasil 2015/2016. 
Como diretor de arte e personal de artistas, realizou diversas capas de C.D. para: "Eliana - Primavera", "Harmonia do Samba - samba merengue", "Gilmelândia", "Netinho", "Kelly key- do meu jeito", "Sandy e Júnior" e figurinista de vários videoclipes, inclusive o clipe 360 graus da música "Farol" de "Ivete Sangalo". 
Realizou cenografias para eventos, festas e exposições e em 2012 fez a curadoria para a "Ocupação Ballet Stagium" no "Itaú Cultural".
Para Ballet fez os figurinos do "Ballet da cidade de São Paulo" - "Curinga" de Suzana Yamauchi em 1994, para o "Ballet Stagium" Direção de Arte, Figurinos e Cenografia de "A Semana noventa@vinteedois" em 2013. 
 Figurinista de musicais adultos como "Frisson" de Marcelo Sabbag na cidade do Rio de Janeiro, "Noé, Noé! Deu a Louca no Convés" de Ivaldo Bertazzo e com "Os Boêmios de Adoniran" foi premiado como o melhor figurinista da cidade de São Paulo com o "Troféu Arlequim" e os troféus de melhor figurino e melhor maquiagem no festival de Taubaté em 2012.
  Ainda na categoria dos Musicais, realizou os figurinos dos infantis dirigidos por Billy Bond "Natal Mágico" em 2014 / 2015/2016/2017.  "A Magia das fadas e Princesas" 2015, "Alice no País das Maravilhas"2015 / 2016 e deste espetáculo assina também a direção de arte e  coreografias. " A Bela Adormecida" 2017. "Peter Pan" 2017 e 2019. "A Bela e a Fera" 2018. "O Mágico de Oz" 2018 ( Rio de Janeiro e Buenos Aires 2019). "Cinderella" 2019
  Com o "Grupo Ato" na cidade de Bauru SP, celebra 25 anos de trabalhos em mais de 20 montagens, figurinos e cenografias teatrais em trabalhos educativos, sociais e beneficentes. Criou os personagens "Nutriamigos"  para a peça teatral "Nutricomédia" em 2003, também na cidade de Bauru, agora os personagens se transformaram em desenhos animados com o mesmo "Original Character Concept" em uma série de DVDs patrocinados e distribuídos em escolas públicas do país. Em 2015 participou de duas montagens do "Grupo Pombas Urbanas", teatro de rua "Era Uma Vez Um Rei com remontagens em 2016/ 2017/ 2018 e 2019" e "Cidade Desterrada", em 2019 " Mundano".

3 comentários:

  1. Seu blog está lindo, meu amor! bjão!

    ResponderExcluir
  2. Artista de alta competência, criatividade, consistência consciente....um Gênio sem prepotência e muita capacidade!
    Amo!!!!
    sawabona com beijares Carlos Gardin!

    ResponderExcluir